TIPOS DE MARCENARIAS E SUAS DIFERENÇAS

Durante anos a madeira maciça foi utilizada como principal material na fabricação de móveis. Devido à sustentabilidade, houve a necessidade da criação de “marcenarias fabricadas” que não agredissem tanto a natureza e fossem produzidas através de árvores reflorestadas. Atualmente, são utilizados (principalmente) três tipos de materiais diferentes e suas características variam de acordo com o uso que será dado futuramente.

Hoje vamos falar sobre esses materiais e onde usá-los, vem conferir com a gente!

MDF:
O Medium Density Fiberboard, mais conhecido como MDF, é composto por fibras de densidade média da madeira. Esse material é um dos mais utilizados no interior dos imóveis, pode ser maleável e tem função estrutural ou de acabamento. Outra vantagem do MDF é que ele pode receber a usinagem (acabamentos feitos por maquinários nas chapas). Em relação aos acabamentos estéticos, pode ser laqueado, pintado ou laminado. Você escolhe o que se adapta melhor a sua realidade!

AGLOMERADO:
Produzido de forma sustentável, esse material é composto por partículas de madeira em diferentes tamanho, que são grudas através de um adesivo. Por esse motivo, são extremamente resistentes. Em contrapartida, não é nada maleável, sendo que móveis arredondados, por exemplo, você não pode fazer com esse material. Para função estética, pode ser pintado ou laminado.

 

COMPENSADO NAVAL:
Assim como o aglomerado, o compensado naval é ecologicamente correto e sua composição básica são lâminas de madeiras selecionadas e “encapadas”. Essas lâminas são unidas através de uma cola especial chamada fenólica. Sendo resistente a água, cupins e fungos, esse material veio substituir a madeira maciça e é usado normalmente em áreas úmidas no interior dos imóveis ou áreas externas. Devido ao uso, o ideal é que o acabamento usado esteja de acordo, não adianta nada colocar

 

 

Vale lembrar que cada material é indicado para um determinado uso e você pode mesclar eles em seu imóvel. Além de aumentar a durabilidade dos seus móveis, irá economizar, já que os materiais possuem valores agregados diferentes!

Ainda restaram dúvidas? Entre em contato conosco!

Conte sempre com a Blanc para encontrar as melhores soluções para o seu ambiente. Um grande abraço e até a próxima!