ARTISTAS CATARINENSES PELO MUNDO!

Quando nos referimos aos artistas catarinenses, logo vem cabeça os esportistas e atores. Mas hoje vamos falar de um meio diferente! Iremos mostrar um pouco da biografia e obras de três nomes que se destacam no meio do design e arquitetura: Jader Almeida, Cainã Gartner e Juarez Machado.

Quer saber mais? Confira abaixo mais detalhes sobre os artistas catarinenses que despontam no cenário cultural atual.

JUAREZ MACHADO
Juarez Machado é natural de Joinville e teve sua formação acadêmica na Escola de Belas Artes do Paraná. Teve forte influência de sua família como artista e, ao longo de sua carreira, diversificou as áreas que desejava trabalhar. Expandiu seus conhecimentos como cenógrafo, decorador, escultor, jornalista, ilustrador e tantas outras atividades que o atraiam. Logo após se formar, fez sua primeira exposição na Galeria Cocaco de Curitiba e, a partir dali as conquistas foram apenas consequências. Possui premiações como a 5ª Bienal de Arte na Itália, o prêmio Barriga Verde de Artes Plásticas de Santa Catarina, prêmio Nakamori no Japão pelo melhor livro infantil, entre outros. Amante de sua cidade natal, em 2014 Juarez inaugurou o Instituto Internacional Juarez Machado. Além das obras do artista, o instituto é composto por inúmeros espaços para exposição, palestras e cursos. Vale muito a pena conhecer!

JADER ALMEIDA
Reconhecido internacionalmente por criar móveis soltos, Jader Almeida nasceu em Chapecó e seu escritório atual fica em Florianópolis. Com traços contemporâneos, linhas minimalistas e curvas suaves, o arquiteto e designer traz inovação e qualidade aos seus produtos e, ao longo dos seus 10 anos de carreira, criou coleções exclusivas, com materiais refinados, esteticamente belas e ergonômicas. Ganhou dois prêmios importantes no segmento de mobiliário: o JF Product Design Award em Hannover e o IDEA/Brasil nos Estados Unidos.

CAINÃ GARTNER
Cainã é natural de Gaspar, Vale do Itajaí de Santa Catarina e produz suas peças ali mesmo, em um ateliê que pertenceu ao seu pai. O menino prodígio é a 4ª geração de escultores/marceneiros da sua família e vem chamando atenção no mercado de luxo nacional e internacional. Cainã faz suas obras com três únicos materiais: Madeira, ouro e fogo. Através deles, reproduz variados objetos decorativos que se tornam peças EXCLUSIVAS para os clientes. Uma das primeiras obras do catarinense foi um pente para barba e, em seguida, para o cabelo. Hoje é uma das maiores empresas do ramo no país. Todas as peças produzidas carregam consigo uma história, tanto para o artista, quanto para o cliente. Atualmente o jovem artista está expondo na Galeria SHOPART, localizada em Balneário Camboriú, com a coleção PNDA – primeira coleção com peças também pintadas.

Conte sempre com a Blanc para encontrar as melhores soluções para o seu ambiente. Um grande abraço e até a próxima!